20 de out. de 2009

19 de out. de 2009

Artrópodes

Os artrópodes são moscas, mosquitos, abelhas, besouros, baratas, formigas, gafanhotos, cupins, borboletas, pulgas, siris, lagostas, camarões, aranhas, escorpiões, carrapatos, lacraias, etc. São descritos por mais de 1,6 milhões de espécies de artrópodes.

O esqueleto do artrópode é uma carapaça feita de proteínas e de uma substância resistente chamada de EXOESQUELETO.

Além de proteger o animal contra os predadores e sustentar o corpo, o exoesqueleto dos artrópodes terrestres diminui a perda de água por evaporação. Essa proteção contribui para a sobrevivência dos grupos de artrópodes que, há milhões de anos invadiram o meio terrestre. É o caso dos insetos.

A rigidez da carapaça é importante porque dá proteção aos artrópodes mas, por outro lado, poderia dificultar os seus movimentos. No entanto, apesar da carapaça, eles costumam ser basatante agéis.

Eles tem agilidade porque, em certos pontos, o exoesqueleto é mais fino e pode ser dobrado.

A agilidade dos artrópodes é resultado da existência de uma musculatura bem desenvolvida com músculos capazes de contrações rápidas.

Os músculos se prendem ao exoesqueleto e funcionam aos pares enquanto um deles se contrai, o músculo oposto a ele relaxa puxando e esticando as diferentes partes do corpo. Desse modo, dão à esses animais a grande mobilidade.

Outra característica dos artrópodes é a divisão do corpo em partes ou segmentos. Mas, nos artrópodes alguns segmentos são diferentes dos outros e estão especializados em certas funções, onde eles são formados por cabeça, tórax e abdomem.

Além das pernas há apendices, que desempenham diferentes funções. As antenas servem de órgão de sentido (olfato e tato).

O Crescimento dos Artrópodes

Os corpos dos artrópodes em fase de crescimento aumenta de tamanho, mas o exoesqueleto não cresce. Por isso, em certos períodos eles abandonam o exoesqueleto e produzem outro maior. Esse processo de troca de exoesqueleto é chamado de MUDA.

As Classes dos Artrópodes

Os filos dos artrópodes está dividido em 5 classes: insetos, crusctáceos, aracnídeos, diplopodes e quilópodes.

Os insetos formam a classe com maior número de espécies conhecidas entre os artrópodes. Essas diversidade indica que os insetos formam muito bem sucedidosna colonização do ambiente terrestre, onde a maior parte deles vivem.

O Corpo dos Insetos

O corpo dos insetos é dividido em CABEÇA, TÓRAX e ABDOMEM. Ele tem um par de ANTENAS, que capta cheiro e é sensível ao tato, tem olhos simples os OCELOS, que acusam a presença de luz de objetos próximos, OLHOS COMPOSTOS que fornecem imagens dos objetos e detectam movimetos.

O tórax há três pares de PERNAS. E também no tórax que se prendem os 2 pares de ASAS, presente na maioria dos insetos, mosquitos e moscas têm apenas 1 par de asas funcional.

Os insetos possuem sistema digestório com glandulos que fabricam enzimas digestivos com um sistema circulatório que leva o alimento até as células.

Os insetos respiram por meio das traquéias, são tubos muito finos que se abrem em ortifícios nas laterais do tórax e do abadomem.

O desenvolvimento dos Insetos

Os insetos tem os 2 sexos em indivíduos distintos. A fecundação é interna: os espermatozóides são lançados dentro do corpo da fêmea, onde fecundam os óvulos.

Em alguns insetos, o ovo origina um indivíduo chamado NINFA, que apresenta pouca diferença em relação ao adulto. No caso do gafanhoto, por exemplo, a ninfa não possui asas. Dizemos então que é uma METARMOFOSE INCOMPLETA.

Há insetos com METAMORFOSE COMPLETA. Nesse caso, do ovo sai uma larva, forma de vida eu é bastante diferente do animal adulto. Isso ocorre com besouros, abelhas, mosquitos e borboletas. As larvas basicamente comem e crescem. Após algum tempo, deixam de comer e ficam imóveis. Essa fase é a PUPA, na qual a larva se transforma em adulto.

Do casulo sai então um animal adulto e sexualmente maduro. Sua principal função é achar um parceiro sexual e se reproduzir.

Os Insetos e o Ambiente

Os insetos participam de um número imenso de cadeias alimentares. Além disso, muitas espécies de formigas, assim como outras espécies de insetos, facilitam no crescimento das plantas.

Os insetos polonizadores são fundamentais para a reprodução de muitas plantas. Estabelecem com elas uma associação do tipo mutualista e as plantas fornecem o néctar, que serve de alimento para os insetos, e este, acaba transportando os grãos de pólen de flor para outra promovendo a reprodução das plantas.

Em breve teremos novas postagens, espero que tenham gostado dessas... Obrigada _Júlia